sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O Calor e a Retenção de Liquido

Esse pé não é meu, mas acreditem que meu pé já ficou assim. Quando comecei a trabalhar ficava muito tempo sentada e era época de calor então o resultado foi esse. Tenho uma foto perdida em algum lugar um dia quem sabe eu mostro. 

Boa tarde pessoas lindas.

Como está o calor ai na terra de vocês? Bom, aqui em Goiás a temperatura é mais elevada normalmente mas ontem eu queria morar dentro da geladeira. Estava tão quente mas tão quente que comecei a reter tanto liquido e doía muitoo, foi então que pensei " Poxa, vou compartilhar no blog o que faço nessa situação".
Cá estou eu, passando a limpo minha "ideia".
Mas Jeh por que ficamos tão inchada no calor?
Bom, tudo que se refere a temperatura quente no nosso organismo, o mesmo vai reagir com o que chamamos de vasodilatação ( aumento dos vasos) com isso a pressão arterial vai diminuir e consequentemente acumular mais sódio, complicando mais o retorno venoso.

O que podemos fazer pra melhorar?



1. Água.

Sim. Beber bastante água ajuda a eliminar as impurezas do nosso organismo. Ao contrario do que algumas pessoas dizem por ai , a água não vai inchar mais do que já está, não. Então use e abuse de água, até porque vocês não querer ter um desidratação neh?

Simples e fácil.


2. Exercício específico.

Gente a panturrilha é nosso segundo coração. Ah?! Como assim?!
Quando contraímos a panturrilha é como se estivéssemos bombeando o sangue pra subir novamente.  O sangue precisa retornar ao coração para começar todo o ciclo de troca de gases. E quando está nos membros inferiores (pé e pernas) a gravidade não ajuda nenhum pouco para isso tudo acontecer. Então ao contrairmos a panturrilha faz esse serviço pra gente. É bem simples, apenas, mexa o pé pra cima e pra baixo caso esteja deitada ou fique na ponta dos dedos subindo e descendo em pé.
Isso embaixo dos joelhos pra gente se chama Cunha e é excelente pra posicionar de forma correta os membros inferiores, ajudando até em dores lombares também.


3. Posição dos membros inferiores.

Como disse no tópico acima, a gravidade não ajuda em nada. O ideal é colocar as pernas pra cima, o que chamamos de posição antigravitacional. Para o sangue retornar mais facilmente, essa posição junto com o exercício descrito acima são a combinação perfeita.


4. Chá Verde

Esse chá vocês estão cansadas de saber neh? O tal chá do emagrecimento ou detox.Na verdade ele é excelente pra quem tem retenção. Ai vocês me perguntam, nesse calor tomar chá?? Eu particularmente não gosto de bebidas quentes, o que eu faço é deixar ele na geladeira e tomar gelado. Acho que até o gosto fica melhorzinho, vamos combinar que tem gosto de mato. Mas me ajuda muito e passo por cima da frescura e tomo.


5. Drenagem linfática.

Pra mim a melhor de todas as opções ever. Só tenho consciência também de que nem todo mundo pode fazer, seja por motivos financeiros ou da rotina mesmo. Mas se algum dia você ficar na dúvida FAÇA A DRENAGEM sem medo de ser feliz. Essa massagem além de não doer nada nada nada e ser com toque super leve. Ela ajuda muito até mesmo no sistema imunológico já que na linfa temos células de defesa  ( isso já é outro assunto). Como eu sei todas as técnicas e estudei para isso, quaaando estou no estado critico eu mesma improviso uma em mim. Claro que não é a mesma coisa, mas já ajuda bastante. Procurem um profissional de confiança e vão ser felizes.


Bom meninas essas são as minhas diquinhas, sou Fisioterapeuta e por isso resolvi esclarecer um pouco as coisas. Retenção de liquido não é brincadeira, se você sentir que está inchada não só no calor procure um médico. Você pode ter algumas consequências por conta desse mal terrível, ainda mais nós mulheres que nossos hormônios mudam constantemente e ainda tem o anticoncepcional.


Beijos e espero que tenham gostado.
Todas as imagens foram retiradas do Google

6 comentários:

  1. O calorzão tá demais né?? Ainda bem que nunca tive a infelicidaded e sofrer as consequências.
    Bj!

    http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  2. Se eu tivesse grana faria drenagem com certeza
    Ótimo dia!
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. Beijos <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas dicas, eu gosto de beber muita água.
    Abraço.

    http://www.1marcos1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. aqui em MG tá difícil, quente deeeeemais !
    água é o essencial nesse tempo msm
    adorei as dicas
    bjs

    Linda, tem comprinhas no blog, vem ver *-*
    http://www.modaemlink.com/2014/02/compras-sandalia-rasteirinha-passarela_8.html

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita de vocês e se quiserem sigam no insta @jehrbennett. Os comentários serão respondidos aqui no blog.